Trazendo a natureza para dentro de casa

“Respiramos melhor e nos sentimos acolhidos pela natureza.”

*** (artigo publicado na revista Design Interiores do Brasil/2020)

Biofílico origina-se de “biofilia”, que em grego … bios = vida e philia = o amor à vida. O design biofílico torna os espaços mais naturais com foco na nossa saúde física e mental, além de contribuir para nosso bem-estar geral, pois aumenta nossa concentração, produtividade e garante mais qualidade no momento do relaxamento.

A OMS reconheceu o estresse no trabalho como uma das maiores causas de doenças, entre elas a depressão. Por isso, a aplicação do design biofílico é fundamental não só nas residências, mas também nos ambientes de trabalho. Alguns escritórios relatam aumento da criatividade e produção, ao mesmo tempo que diminuíram os custos com ausências por motivo de saúde, entre uma série de outros benefícios para o funcionário e para a própria empresa. Mas, como é possível desenvolver projetos design biofílico?

Para realizar projetos de interiores com design biofílico fique atento:
– Crie projetos com plantas e árvores! Permita-se ter uma vista para o verde! Ela é acolhedora e te remete à natureza!

– Crie ambientes que usufruam da ventilação e iluminação natural. E como trabalhamos com toques mágicos… caso não seja possível, que tal quadros que remetam às folhagens, vasos com plantas, e uma infinidade de soluções verdes! E para iluminar, use a temperatura de cor correta para o tipo de atividade a ser desenvolvida, principalmente, no local de relaxamento.
– Que tal utilizar as plantas como soluções acústicas? São ótimas! E o uso de fontes d’água para trazer tranquilidade durante aquela pausa…. Chamadas de jardim vertical, entre outros nomes, as paredes com vegetação refrescam o ambiente e estão super em alta.
– Espaços inteligentes baseados em DB revigoram as energias! Respiramos melhor e nos sentimos acolhidos pela natureza! O crepitar das fogueiras e o movimento das ondas se quebrando atraem nossa atenção!
– E que tal uso de materiais que remetam ao DB? Desde quadros que simulem janelas em corredores fechados, madeiras naturais ou revestimentos amadeirados, papéis de parede e porcelanatos com suas texturas, pedras rústicas e naturais, entre outros elementos.

Dica: opte por espécies de plantas compatíveis com o seu ambiente (questão solar, umidade, etc) para que seu projeto seja um sucesso! E se você é fã de plantas permanentes não tem problema algum! Solte a criatividade! Sinta-se bem! Alguns profissionais já praticavam o DB…. e não percebiam!

Em recente pesquisa, meus seguidores indicaram a sala/living de suas residências como o ambiente predileto. Sabe o motivo? É o lugar que tem mais verde! Por isso eles se sentem bem!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *